Campus Setrem – Três de Maio/RS

O tradicional evento teve sua primeira Reunião de Pesquisa de Aveia realizada em Florianópolis (SC), junto à UFSC, em 1980. Essa primeira Reunião serviu de base para a criação da Comissão Brasileira de Pesquisa de Aveia (CBPA) em 1989.
 
Segundo o Art.1º do Regimento Interno da CBPA, o evento: "...tem por finalidade coordenar, planejar e analisar os trabalhos de pesquisa de aveia realizados no país, fazer a divulgação dos resultados alcançados, promover a sua difusão, bem como estabelecer ou sugerir, a quem de direito, normas que digam respeito à cultura da aveia.”
 
A CBPA reúne-se anualmente, servindo para a divulgação de resultados de pesquisa, troca de ideias e discussão a respeito da cultura da aveia no Brasil e no mundo. Tornou-se ocasião de congregação de toda a comunidade brasileira dedicada à cultura, reunindo professores, pesquisadores, extensionistas, estudantes, agricultores e pessoas da indústria de transformação da aveia.
 
Objetivo
Agregar no intercâmbio de conhecimentos e experiências, profissionais, pesquisadores, estudantes e agricultores que atuam na cadeia de produção da aveia para a consolidação das transformações e qualificações que nela ocorrem.
 
A dinamicidade da cadeia é uma característica da atividade agrícola, por ser desenvolvida com o envolvimento de tecnologias que são cada vez mais qualificadas e que, neste sentido, são alteradas a cada safra produtiva, trazendo adaptações e melhorias demandadas a cada cultivo.
 
A divulgação destas tecnologias é realizada em diversos eventos que ocorrem de forma local e que, por vezes, tratam sobre a cultura, contudo de forma segmentada, e que neste evento será completa, tratando sobre situação atual, perspectivas, tecnologias existentes e novas possibilidades.
 
A Reunião tem como foco a apresentação dos resultados de pesquisa recentemente alcançados com a cultura da aveia, tanto na forma oral como de pôsteres e apresentação de palestras. Além da apresentação das análises conjuntas dos ensaios de desempenho agronômico de linhagens e cultivares de aveia, obtidos junto à rede de ensaios cooperativos, conduzidos sob tutela da CBPA. Toda essa gama de conhecimento também serve de auxílio para atualização das indicações técnicas para a cultura da aveia.
 
Público-alvo
- Agricultores que atuam com a cultura e que buscam a qualificação de
seus sistemas produtivos através de informações e orientações que sejam
eficazes, oriundas de pesquisas realizadas por instituições que visam à
construção de conhecimentos sólidos para esta cadeia produtiva
- Pesquisadores
- Profissionais
- Acadêmicos da área das ciências agrárias
- Empresas de desenvolvimento de tecnologias desta cadeia produtiva

 

A Sociedade Educacional Três de Maio - Setrem

A Setrem tem o Agro em seu DNA, disponibilizando à comunidade o Curso Técnico em Agropecuária e o Bacharelado em Agronomia. Dispõe de ampla infraestrutura, que contempla Área Experimental, Escola-Fazenda, Laboratório de Análise de Solos, Laboratório de Análise de Sementes, Horta, Estufas, Tambo, Aviários, Criação Suínos e Ovelhas, Pomar, além dos Laboratórios de Informática, Química, Física, Bioquímica, Biologia e Microbiologia, além de Sala de Inovação Pedagógica, Espaço Maker e diversos outros espaços de aprendizagem.
 
São realizados cinco Dias de Campo ao ano (Culturas de Verão; Pecuária; Culturas de Inverno; Floricultura; Milho e Girassol) e grande produção científica a partir de experimentos desenvolvidos a campo. Destaque também para as grandes parcerias com cooperativas, empresas de extensão rural, insumos e fomento à produção, além da participação em redes de pesquisa de diversas culturas, tais como: aveia, feijão, girassol, canola, trigo, milho e soja. A Setrem também recebeu grandes eventos nos recentes anos, como a 42 Reunião de Pesquisa de Soja Região Sul e a 59 Reunião Técnica Anual do Milho e da 42 Reunião Técnica Anual do Sorgo.

 

 

XL REUNIÃO DA COMISSÃO BRASILEIRA DE PESQUISA DE AVEIA
De 29 de Setembro a 01 de Outubro de 2020
Campus Setrem – Três de Maio/RS
 
Fone/WhatsApp: (55) 3535-4600